terça-feira, 26 de abril de 2016



Ética e Cidadania


Neste encontro do grupo Pibid,  iniciamos a tarde discutindo e refletindo o texto "Ética e Cidadania" da Terezinha de Azerêdo Rios¹.

E a partir disso elencamos perguntas a cerda do tema:
O que é cidadania?
O que é democracia?
E o que é aprender.?
O que é humildade?

Fragmentos encontrados no texto:

Um dos poemas.
Cidadania é dever de povo
Só é cidadão 
quem conquista o seu lugar
na perseverante luta
do sonho de uma nação.
É também obrigação:
a de ajudar a construir
a claridão na consciência 
de quem merece o poder.
Força gloriosa que faz
um homem ser para outro homem
caminho do mesmo chão,
luz solidária e canção. 

Thiago de Mello.

Abaixo seguem ideias socializadas pelo Professor Jackson Cacciamani
* É expor opinião, é um ato de ser livre e de se manifestar.
* É o direito de exercer a sua opinião, acreditando que ninguém detém a verdade do conhecimento e do poder, sabendo que em um país livre podemos se expor sem medo de represalias.
* Na política está ligado com os direitos iguais de todo cidadão, o que muitas vezes não ocorre na prática.
* É onde todos temos o direito de expor nossa opinião própria sem medo de errar, pois ninguém pode lhe criticar pois ninguém é dono da verdade, pois todos somos iguais.
* Esse termo acaba se tornando crítico, se a democracia é dada com a liberdade e o direito do cidadão, será que somos livres? Enfim, a democracia é o ato de expor sua opinião e ideias para com a sociedade.
* Direitos e deveres que o cidadão tem que exercer em uma sociedade.
* O correto seria que todas as pessoas deveriam estar lado a lado, e decidir o melhor para o Brasil, ou seja, o melhor para todos.
Agora os argumentos acerca da "cidadania":
* São as responsabilidades que temos frente à sociedade, a partir da ética, dos ensinamentos, costumes de casa, de forma a não prejudicar os outros, para viver de forma agradável e sociável, é saber se posicionar.
* É a consciência que cada indivíduo tem do seu lugar na sociedade, no sentido de terem o direito a uma vida digna com acesso à saúde, educação, moradia, dentre outros, de forma igualitária.
* Aprendemos que cidadania é lutar pelos nossos direitos, ser um cidadão crítico. Além disso, é fazer o bem a sociedade. E nisso envolve a igualdade e democracia, pois somos todos iguais e merecemos nossos direitos.
* Todo o cidadão tem direitos iguais, não importa a raça, religião, gênero, etc. Todos somos cidadãos com os mesmos direitos reservados, o que acontece e que muitos não sabem aproveitar e dar valor a sua vida, onde muitos acabam perdendo o seu direito de viver em uma sociedade igualitária.
* Vejo por cidadania o lugar de todos na sociedade, o saber ouvir a opinião alheia, saber expressar o seu pensar. Cidadania é ter ética, para sabermos como comportar-se e atuar como bom cidadãos, aqueles que cuida da sociedade e da boa convivência dentro dela.
* Convivência de pessoas numa sociedade, respeitando cada indivíduo até mesmo o espaço que convive.
* Ambiente organizado e reorganizado para a melhor convivência de todos, cada um com a sua obrigação.
Isso é o movimento de construção coletiva das nossas ideias acerca da democracia e da cidadania.
Esse momento de reflexão a cerca da ética e cidadania, evidenciando a democracia, nos faz pensar diante a situação do Brasil atualmente, estamos em uma plena crise, onde está acontecendo uma larga escala de desempregos, gerando mais desigualdade social, entre outros problemas sociais envolvidos. O pior de tudo que quem deveria estar nos apoiando e melhorando a nossa situação ''estado'' pouco convém, estão mais ligados aos interesses particulares do que um todo. E nos perguntamos quando teremos igualdade? E a democracia? Quando a justiça será feita nesse país? Será que devemos começar por cada um de nós, fazendo uma cidadania com ética? 


*Em um segundo momento, iniciamos o compartilhamento da experiência vivenciada em sala de aula da atividade " De alimentos para agrotóxicos" realizada em parceria com o projeto da nutrição da UFFS/ Campus Realeza/PR. Estes processo ocorreu no colégio Doze de Novembro na cidade de Realeza-Pr, nas aulas de químicas dos professores surpevisores do PIBID Miro e Rosane, juntamente com a alunas do projeto da professora Amélia do curso de Nutrição. Após esta atividade, os depoimentos foram de uma rica experiência, onde podemos entender a linguagem da química, de uma forma contextualizada. Antes de todo o processo com o coletivo todos estavam ansiosos pela atividade, mas assim que iniciaram tiveram o retorno dos alunos pois eles interagiram com a proposta de atividade. A proposta continuará em outros momentos em outras escolas e salas de aulas, pois está tendo um sucesso diante aos alunos, pensou-se ao fim compartilhar essas vivências em uma roda de conversa.
Este é um recorte do que aprendemos e socializamos no encontro do PIBID.

Abraço
Katiane

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¹Doutora em Educação. Professora do Mestrado em Educação do Centro Universitário Nove de Julho - Uninove e do Departamento de Teologia e Ciências da Religião da PUC-SP.

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